O NASCIMENTO DO ZENDÔ SURF
Convidada por amigos, quase numa brincadeira, a Monja Isshin foi "surfar" pela primeira vez aos 59 anos de idade. Uns meses depois, sem qualquer pretensão, escreveu um artigo para o seu
blog, recontando a experiência e as suas reflexões. Alguns surfistas leram o artigo da Monja e convidaram ela para visitar Wavetoon. Assim, renasceu uma afinidade muita antiga – o Zen e o Surfe. Para investigar, compreender e cultivar esta afinidade, iniciamos o projeto "Zendô Surfe".

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Surf e Meditação

Surfar significa remar para a arrebentação, frequentemente ao amanhecer, muitas vezes sozinho, e ficar lá sentado na prancha esperando as ondas. Você olha para o horizonte – e espera... Minutos passam enquanto que peixes, focas, golfinhos e tubarões nadem em baixo das suas pernas. Você inspira, você expira.
Não é surpreendente que haja uma conexão entre o surf e a meditação. Com exceção daqueles dias excepcionais quando estão rolando ALTAS ONDAS, você não tem nada para fazer exceto ficar lá, flutuando no oceano, num estado de relaxamento atento.
Quando comecei a praticar a meditação em 1968, um dos primeiros rituais que eu desenvolvi foi o de ir até a praia antes do nascer do sol e meditar durante 20 minutos, e então entrar na água com a chegada dos primeiros raios do sol para pegar algumas ondas antes de ir até a Universidade para as aulas.
Bem, a partir de 2006, sou novamente um surfista novato, depois de não subir numa prancha durante 20 anos. Tenho ficado continuamente dentro do oceano, nadando longas distâncias e fazendo “bodysurfe”, mas não surfe de prancha. Uau, é DIFÍCIL. Somente agora estou começando a lembrar alguns dos movimentos.

Lorin Roche, Ph.D.
uma abordagem da meditação bem viva e affirmativa / a zesty life-affirming approach to meditation
http://www.lorinroche.com/page119/page126/page126.html

Um comentário: